Evangelismo e Missões

Verdadeiramente Feliz

terça-feira, 8 de março de 2011

Série Missões Mundiais 2011

Não é possível separar o islamismo do seu fundador, Maomé. Por isso, para conhecer melhor o contexto histórico inicial da formação e pensamentos da religião islâmica, é preciso remontar ao nascimento e a vida de seu maior ícone e profeta.

Maomé, ou Mohammed, como preferem chamar os muçulmanos, nasceu em 570 d.C., em Meca, na Arábia Saudita. Seu nome significa “o que é louvado”. Seu pai, Abdula, era comerciante e morreu em uma viagem de negócios, durante a gravidez de sua esposa, Amina. Como Maomé não conheceu seu pai biológico, foi criado por seu avô paterno, conforme tradição das tribos árabes, também chamado Abdula. Porém, aos seis anos de idade perde sua mãe, e dois anos depois seu avô paterno. Com isso, um tio de nome Abutalib, um homem muito pobre e com muitos filhos, o recolhe para criá-lo. Aos 12 anos já trabalhava como pastor e sua infância foi miserável. Sentia-se amaldiçoado pelos deuses que tanto idolatrava. Desde cedo, Maomé fazia muitos questionamentos sobre religião e fé.

Todos os anos, após atingir a maioridade, participava da Feira de Suque Ukaz, evento importante para as tribos árabes e que era marcado por um período de longo jejum (especula-se que este seja os primórdios do Ramadã). Durante cerca de três meses era estipulado um pacto de não-agressão entre as tribos, possibilitando as viagens das caravanas de comércio. Era comum ver Maomé, então com 24 anos, expor as diversas doutrinas religiosas dos árabes nas reuniões, além de citar trechos da fé cristã e do judaísmo. Era muito inteligente, meditador, possuidor de uma boa memória e orador nato. Conseguiu um emprego de mercador com uma viúva rica, chamada Khadija, que se tornou sua esposa. O casamento foi um escândalo pra época devido à diferença de 16 anos entre eles.

Quer saber mais?
Acompanhe este estudo nas próximas semanas.
Até Breve! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário